Explorando a natureza de forma consciente: Canoagem realizada no rio Jacuí Mirim proporciona momentos inesquecíveis junto à natureza sem esquecer a preservação ambiental
Há seis anos um pequeno grupo de jovens ligados ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Bárbara do Sul resolveu colocar três canoas na água e partir para uma aventura de 40 quilômetros no rio Jacuí Mirim. A idéia, além de estimular a prática esportiva, também serviu para que os pioneiros iniciantes da canoagem fizessem uma importante ação ambiental: a limpeza das margens do rio. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Celso Piccinini, um dos idealizadores da atividade, lembra com entusiasmo e orgulho da primeira canoagem realizada com apenas algumas pessoas e que hoje ganhou destaque em toda a região, tendo até mesmo uma foto estampada em um ônibus de uma empresa de transportes rodoviários, que circula por diversas cidades do estado levando as belezas do rio Jacuí Mirim.
O tempo passou e a cada ano a canoagem ganha novos adeptos: agricultores, empresários, estudantes e amantes de aventuras em meio à natureza se unem e transformam a canoagem num grande evento que reúne participantes de Santa Bárbara do Sul, Saldanha Marinho e convidados de outras cidades que vêm em busca, não apenas de adrenalina, mas, também, de uma oportunidade ímpar de estar em contato com as maravilhosas paisagens encontradas no Jacuí Mirim. Porém, a canoagem não é apenas uma aventura, e sim uma importante ação social, pois em todas as edições é realizada a limpeza das margens do rio e também a soltura de alevinos, mostrando a preocupação que todos têm com as questões ligadas ao meio ambiente, um assunto cada vez mais discutido em todo o mundo. “O espírito esportivo está presente em todas as canoagens que realizamos, mas sem nunca esquecermos as questões ambientais. Hoje, depois de seis anos de realização deste evento, temos a certeza da conscientização, pois não vemos mais lixo, como embalagens de agrotóxicos atiradas nas margens do rio. Isso é preservação, é educação ambiental, é amor à natureza, é saber cuidar de um bem muito precioso”, reforça Celso Piccinini.
Hoje, devido a sua importância, a canoagem é reconhecida como evento oficial do município e, neste ano foi realizada durante a semana de comemorações dos 50 anos de Santa Bárbara do Sul, no mês de janeiro, percorrendo cerca de 60 km do rio Jacuí Mirim. O evento contou com a participação de mais de 100 canoeiros que também realizaram a soltura de dez mil alevinos doados pela Colônia de Pescadores de Ijuí à Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente.
por Rochele Richter
Nenhum comentário:
Postar um comentário